OLHOS TAMBÉM PRECISAM DE PROTEÇÃO SOLAR

 

A maioria dos brasileiros não se protege adequadamente contra os raios solares, o que aumenta os riscos de catarata e doença macular relacionada à idade. As informações são de reportagem publicada no suplemento Equilíbrio do portal de notícias Folha Online. Clique aqui para ler a reportagem.

 

Segundo a reportagem, o instituto Penido Burnier fez um levantamento com 223 pacientes com mais de 50 anos de idade e descobriu que 57,6% deles não sabiam dos malefícios causados pela exposição dos olhos ao sol sem proteção adequada.

 

Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista e autor do estudo, afirmou à reportagem que 30% de um grupo de 834 remadores norte-americanos que não protegeram os olhos do sol tiveram diagnóstico de catarata aos 50 anos de idade.

 

Há indícios de que o dano provocado aos olhos acontece depois da exposição cumulativa aos raios solares, segundo Neto. Na catarata, o sol deixa o cristalino dos olhos opaco e turvo, dificultando a visão e até mesmo levando à cegueira.

 

A mácula, por outro lado, é responsável por 80% da visão. Sua degeneração causada pelo sol afeta a visão para imagens distantes e próximas e “é considerada a principal causa de cegueira não-reversível do mundo”, segundo a reportagem.

 

 

Proteja os olhos

 

Especialistas recomendam o uso diário de óculos com proteção solar. A proteção dos olhos deve ser uma rotina, assim como proteger a pele com protetor solar.

 

Mesmo óculos comuns podem ter proteção contra raios UV. Segundo Queiroz Neto, “o filtro que protege os olhos da luz solar é uma película incolor, que não muda a cor da lente dos óculos”.

 

Um bom filtro UV nos óculos escuros é fundamental. Evite comprar óculos de procedência desconhecida, de fabricação clandestina, pois não há garantia de proteção.

 

O oftalmologista Renato Ambrósio Junior explica que usar óculos escuros sem filtro UV é ainda mais prejudicial. “Ela está mais exposta aos danos dos raios ultravioletas porque o escuro faz a pupila dilatar naturalmente”, disse.

 

Já as pessoas que não quiserem usar óculos escuros podem se proteger com bonés ou viseiras, que criam uma barreira física contra o sol.

 

 

Crianças também devem usar óculos protetores

 

Reportagem publicada na Folhinha, suplemento da Folha de S.Paulo direcionado ao público infantil, afirma que crianças também devem utilizar óculos com proteção solar.

 

Segundo a reportagem da Folhinha, oftalmologistas recomendam o uso de óculos escuros com bloqueio de ao menos 90% dos raios ultravioleta (UV).

 

A reportagem (que pode ser lida aqui, aqui e aqui, somente para assinantes da Folha ou do UOL) afirma que é preciso cuidado na hora de comprar óculos escuros.

 

“Os óculos vendidos em camelô não contêm proteção. A proteção encarece as lentes, que não poderiam ser vendidas pelos preços dos ambulantes”, afirma Marcelo Luís Occhiutto, oftalmologista e cirurgião do Hospital Santa Catarina, à reportagem da Folhinha.

 

Recomenda-se comprar óculos escuros que ofereçam no mínimo 90% de proteção contra os raios UVA e UVB. Segundo a reportagem, as melhores óticas possuem um aparelho de pode medir o grau de bloqueio dos óculos contra os raios UV.

Uma resposta para OLHOS TAMBÉM PRECISAM DE PROTEÇÃO SOLAR

  1. […] aparelho de pode medir o grau de bloqueio dos óculos contra os raios UV. … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: