MINISTÉRIO DA SAÚDE VAI OFERECER DETECÇÃO DO HIV EM 15 MINUTOS

 

Um teste que permite detectar a presença do HIV em apenas 15 minutos será oferecido pelo Ministério da Saúde em 2009. Um total de 3,3 milhões de kits dos testes serão enviados aos CTAs (Centros de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids).

 

As informações são de reportagem da Folha de S.Paulo. Clique aqui para ler a reportagem na Folha Online.

 

Desenvolvido pelo laboratório norte-americano Chembio, o teste passou por um processo de nacionalização pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Com a nacionalização, o custo unitário do teste, para o governo, passou de US$ 5 para US$ 2,60.

 

No teste, a coleta de uma gota de sangue permite o diagnóstico, com 99% de eficácia. O resultado sai em 10 a 15 minutos. O método já é utilizado em maternidades, em gestantes que não passaram pelo teste do HIV no pré-natal, para evitar a transmissão da doença ao recém-nascido.

 

O gerente de desenvolvimento de reativos para diagnóstico da unidade de Bio-Manguinhos, Antonio Gomes Ferreira, declarou à reportagem que a disseminação do produto ajudará no diagnóstico precoce da doença, o que aumenta a sobrevida.

 

Um outro teste rápido, para confirmar o diagnóstico do HIV (necessário nos casos de resultado positivo do teste preliminar), está sendo desenvolvido pela Fiocruz e a Chembio.

 

 

Diagnóstico da Aids no Brasil

 

Segundo estimativas, aproximadamente 255 mil pessoas no país infectadas pelo HIV ainda não fizeram o teste, ignorando que contraíram a doença. Mas o teste rápido permitiu o aumento o número de pessoas que passam pelo diagnóstico da doença.

 

Segundo Mariângela Simão, diretora do Programa Nacional de DST e Aids, em 2008 cerca de 40% da população com 15 a 54 anos de idade já fez o teste anti-HIV pelo menos uma vez, contra apenas 28% em 2004.

 

Segundo a reportagem da Folha, esses dados, do Ministério da Saúde, foram apresentados em 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Anúncios

2 Responses to MINISTÉRIO DA SAÚDE VAI OFERECER DETECÇÃO DO HIV EM 15 MINUTOS

  1. muito boa a materia, prevenção continua sendo a melhor forma de deter a epidemia

  2. Lauro Toledo disse:

    Prezado Eduardo

    obrigado! O seu comentário vem complementar o conteúdo do artigo.

    Utiizar preservativo durante a relação sexual é a forma mais eficaz de prevenir o contágio por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como Aids, sífilis, gonorréia, HPV e herpes genital.

    Passe sempre por aqui para ver as novidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: