GRÃOS INTEGRAIS PREVINEM E TRATAM O DIABETES DO TIPO 2

 

Pessoas que consomem grãos integrais com regularidade emagrecem e obtêm redução da pressão arterial, dos níveis de colesterol e do risco de doenças como o diabetes.

 

As informações estão no livro “A Dieta Milagrosa dos Grãos”, de Lisa Hark e Darwin Deen, publicado pela editora Publifolha. Leia resenha sobre o livro, no suplemento Equilíbrio da Folha Online, aqui.

 

O livro traz orientações para um programa alimentar baseado no consumo diário de grãos integrais, que pode reduzir de 20% a 40% as chances de desenvolver o diabetes tipo 2, uma epidemia global cujas causas são relacionadas à má alimentação e à obesidade.

 

As fibras e o magnésio contidos nos grãos ajudam a controlar a glicemia e permitem a redução da quantidade de medicamentos necessários ao tratamento do diabetes do tipo 2.

 

Segundo o livro, centenas de pesquisas comprovaram a importância das fibras para o organismo. Por outro lado, o magnésio é um mineral considerado fundamental para a prevenção e o tratamento do diabetes tipo 2.

 

Grãos de aveia, centeio e cevada, ricos em fibras solúveis, mostraram-se mais eficientes no aumento da sensibilidade à insulina do que grãos ricos em fibras insolúveis, como trigo integral e trigo-sarraceno. Substituir as fibras insolúveis por solúveis pode baixar de forma significante os níveis de açúcar e de colesterol no sangue.

 

Pessoas que consomem mais grãos integrais apresentam menor nível de insulina em circulação e maior sensibilidade à insulina. Pesquisas mostraram que quanto maior o tamanho do grão, maior o tempo de sua digestão e mais lento o aumento do nível de glicose no sangue.

 

 

Saiba mais sobre o diabetes do tipo 2

 

No diabetes, ocorre um aumento anormal do nível basal de glicose no sangue. O diabetes do tipo 2 é influenciado pela alimentação e pela obesidade, se desenvolve ao longo do tempo e “está relacionado ao excesso de produção de insulina decorrente do pouco efeito da ação deste hormônio no organismo”, segundo texto do livro.

 

O diabetes do tipo 2 é mais comum em pessoas com sobrepeso ou obesas, e atualmente verificam-se casos da doença até mesmo em crianças com menos de 10 anos de idade.

 

O diabetes do tipo 2 é precedido por um quadro de intolerância glicêmica, em que o corpo perde parcialmente a capacidade de absorver carboidratos ingeridos e desenvolve resistência à insulina.

 

O consumo de grãos integrais pode interferir tanto na intolerância glicêmica quanto na resistência à insulina e desempenhar um papel importante no tratamento e na prevenção do diabetes.

 

 

Leia artigos anteriores deste blog, sobre diabetes:

 

DIABÉTICOS NÃO DEVEM UTILIZAR ASPIRINA PARA PREVENIR DOENÇAS CARDÍACAS, DIZ ESTUDO

 

BRÓCOLIS PODE BENEFICIAR CORAÇÃO DE DIABÉTICOS

 

JUNK FOOD EM GESTANTES PODE PREJUDICAR SAÚDE DA CRIANÇA

 

CONTROVÉRSIA EM ESTUDOS SOBRE DIABETES

 

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, EXERCÍCIO E DIABETES

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: