DIETA PODE FAVORECER PEDRA NOS RINS EM CRIANÇAS

 

Especialistas apontam que uma dieta rica em alimentos industrializados e com baixo consumo de água favorece a formação de cálculos renais em crianças, no Brasil. Urologistas estão notando grande aumento dos casos nos consultórios.

 

As informações são de reportagem publicada no suplemento Equilíbrio do jornal Folha de S.Paulo. Clique aqui para ler a versão digital da reportagem, disponível no suplemento Equilíbrio do portal de notícias Folha Online.

 

“Não há um trabalho científico brasileiro que mostre esse fato, mas é possível afirmar isso com base em conversas com outros urologistas. Atendo uma criança por dia com pedra no rim. Alguns anos atrás, havia um caso por mês”, afirma à reportagem Miguel Zerati Filho, chefe do Departamento de Uropediatria da Sociedade Brasileira de Urologia.

 

Segundo Nilzete Liberato Brezolin, presidente do Departamento Científico de Nefrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, alimentos muito ricos em sal, como salgadinhos e hambúrguer, aumentam a eliminação do cálcio nos rins.

 

Outro fator que contribui para a formação dos cálculos renais seria a presença de sódio e corantes em refrigerantes e sucos artificiais. O excesso de sódio faz o organismo eliminar mais cálcio.

 

“Esses cristais, que podem ser formados também por sais de cálcio, ácido úrico, estruvita ou cistina (um tipo de aminoácido), quando presentes em grande quantidade, podem se aglomerar e formar pedras”, segundo a reportagem.

 

A reportagem fala ainda do aumento de bebês prematuros, cujos sistemas urinários não excretam adequadamente as substâncias. É o que explica à reportagem João Tomás de Abreu, chefe do setor de nefrologia pediátrica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

 

Por outro lado, algumas crianças podem ter tendência a formar pedras nos rins devido a fatores como herança genética ou distúrbios metabólicos.

 

Para prevenir a litíase (formação de cálculos renais), crianças devem consumir ao menos 50 mL de água por quilo de peso corporal e evitar alimentos muito salgados. Se a urina da criança não tiver cor clara, pode ser sinal de ingestão insuficiente de líquidos.

 

Este blog já havia publicado um artigo sobre o excesso de consumo de sal por brasileiros. Clique aqui para ler o artigo.

7 respostas para DIETA PODE FAVORECER PEDRA NOS RINS EM CRIANÇAS

  1. claudia disse:

    …Nos ultimos exames de urina de minha filha de 9 anos…esta aparecendo hemacias cerca de 40.000…estou com medo achando que pode ser pedra nos rins …isso é possivel…aguardo resposta…obrigado

  2. ferndo alves disse:

    minha filha tem pedras cada um dos rins e tambem uma pequena retenção e tambem na bexiga.quais os cuidados que posso ter com ela. ela so tem 1 ano e 7 mês.

  3. Lauro Toledo disse:

    Prezado,

    leve a sua filha a uma consulta médica o quanto antes, para conseguir um diagnóstico profissional e a melhor forma de tratamento.

    Boa sorte, e grato por sua participação.

  4. Valerie disse:

    MInha filha tem 9 anos, ela teria a possibilidade de ter pedra no rim

    • Lauro Toledo disse:

      Prezada Valerie,

      segundo estudo publicado na revista “The Journal of Pediatrics”, conduzido pelo Hospital da Criança da Universidade Médica da Carolina do Sul (EUA), existe, sim, incidência de cálculos renais em crianças. Veja o estudo em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20362300.

      Mas isso não significa que sua filha tem isso. Se você está com dúvidas, consulte um pediatra, com especial atenção à dieta e o consumo de líquidos por sua filha.

      Grato por sua participação, espero ter ajudado!

  5. eliane disse:

    eu tenho uma finha de 3 anos ja fiz os exames e contou q ela tem 8 pedras nos rins estou muito aflita , meu esposo tem tbem calculo renal o q faço…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: