GESTANTE QUE INGERE MUITA GORDURA TRANS PODE PREJUDICAR SAÚDE DO BEBÊ

 

Estudo pré-clínico sinaliza que gestantes que mantêm uma dieta rica em gorduras trans podem prejudicar a saúde do bebê. O estudo foi tema de reportagem da agência O Dia, publicada no suplemento Vida e Saúde do Suplemento Terra. Clique aqui para ler a reportagem.

 

O estudo foi conduzido pelo Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, da Fiocruz. Ratas que foram alimentadas com grande quantidade de gordura trans tiveram filhotes com maior percentual de gordura corporal e triglicerídeos e menores teores de lipoproteínas de alta densidade, o HDL, colesterol considerado benéfico à saúde do organismo.

 

O efeito foi notado em até seis meses após o nascimento dos filhotes, mesmo que eles tenham recebido uma alimentação mais equilibrada.

 

Em entrevista à agência O Dia, a pesquisadora Patrícia Dias de Brito explicou que a fase de amamentação é crucial para definir a composição corporal e o perfil hormonal na vida adulta. Durante a amamentação, ocorre a determinação do número de receptores celulares para hormônios e outras substâncias.

 

“Essa mensagem fica armazenada no animal, independentemente do que ele vai ingerir ao longo da vida. Assim, as alterações corporais provenientes do leite materno alterado, que ocorreram durante a amamentação, ficam memorizadas no organismo”, conclui Brito.

 

O artigo comenta também um estudo da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, que concluiu que o gosto de alimentos consumidos pela mãe durante o período de amamentação passa para o leite materno em questão de minutos.

 

Este blog já havia comentado um estudo pré-clínico britânico que concluiu que o consumo de junk food por gestantes pode prejudicar saúde da criança. Leia o artigo, aqui. Leia também sobre a possível relação entre a dieta aos três anos e desempenho escolar de crianças, aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: