DIETA ‘OCIDENTAL’ AUMENTA RISCO DE PROBLEMAS CARDÍACOS

Estudo concluiu que uma dieta ‘ocidental’, rica em gordura, sal e carne, aumenta em 30% o risco de desenvolver doenças cardíacas. Por outro lado, uma dieta rica em frutas e verduras poderia reduzir os riscos em até 33%.

As informações são de reportagem da BBC Brasil. Clique aqui para ler. A reportagem foi reproduzida nos portais de notícias O Globo, G1 e Folha Online.

O estudo, intitulado “Dietary Patterns and the Risk of Acute Myocardial Infarction in 52 Countries. Results of the INTERHEART Study”, foi publicado na revista especializada “Circulation”. Clique aqui para ler o resumo do estudo, em inglês, no site da revista.

O estudo avaliou participantes em 52 países. Foram 5.761 indivíduos que haviam sofrido infarto agudo do miocárdio, e 10.646 indivíduos saudáveis, que serviram como controle. No total, foram analisados 16.407 indivíduos.

Três padrões alimentares globais foram identificados: a dieta tipicamente ocidental (rica em frituras, salgados, ovos e carne), a dieta oriental (com alto consumo de tofu, soja e molhos) e a dieta ‘prudente’ (com alto consumo de frutas e verduras).

Segundo a reportagem da BBC Brasil, no estudo os participantes preencheram um questionário sobre a dieta que mantinham, com base em 19 grupos de alimentos.

Em entrevista à reportagem, Ellen Mason, da Fundação Britânica do Coração, declarou que é vital “reduzir o consumo de comidas salgadas, fritas e gordurosas ao mínimo e aumentar a quantidade de frutas e verduras que você come”.

Leia também, no blog Uniclabjor:

DIETA MEDITERRÂNEA PODE PREVENIR O CÂNCER

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: