HPV PODE CAUSAR CÂNCER TAMBÉM EM HOMENS

 

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo fala sobre o HPV (papilomavírus humano). Segundo a reportagem, o HPV pode atingir o pênis, a cabeça e o pescoço, e causar câncer nessas áreas do corpo.

 

Uma versão digital da reportagem está disponível no portal de notícias Folha Online. Leia aqui. A edição impressa da reportagem, publicada em 21/10/2008, traz ainda um infográfico útil para compreender como ocorre a infecção pelo HPV e as suas possíveis consequências.

 

Segundo informações apuradas pela reportagem, o HPV pode estar presente em 75% dos casos de câncer de pênis e em 15% a 20% dos casos de câncer na cabeça e no pescoço.

 

O contágio pelo HPV está associado à prática sexual, e mesmo o uso de camisinha (preservativo) pode ser insuficiente para prevenir o contágio, pois o vírus “pode estar presente na região perianal, nos testículos e nas coxas, e ser transmitido mesmo sem penetração”, diz a reportagem.

 

Em entrevista à Folha, o urologista Antonio Augusto Ornellas defende o uso da vacina contra HPV em homens. “A quantidade de garotos que temos visto nos consultórios com HPV no pênis é muito grande. Em primeiro lugar, seria bom para prevenir a infecção das mulheres. Em segundo lugar, devido a essa relação entre o vírus e o câncer de pênis”, afirma Ornellas.

 

Já Ullyanov Toscano, coordenador da residência médica em cirurgia e pescoço do Inca (Instituto Nacional do Câncer), afirma que não existem ainda pesquisas suficientes que comprovem o efeito da vacinação no câncer de cabeça e pescoço.

 

A reportagem da Folha diz ainda que o HPV tem papel significante no desenvolvimento dos tumores, mas as principais causas são outras. O câncer de pênis está associado à falta de higiene. Já o de cabeça e pescoço estão relacionados ao consumo excessivo de álcool e de cigarro.

 

Com relação ao tratamento, os cânceres de cabeça ou pescoço precisam de cirurgia associada à radioterapia ou quimioterapia. O tratamento do câncer de pênis depende do estágio da doença, e a cirurgia é o procedimento mais adotado.

 

O Inca alerta que, após o surgimento das lesões no pênis, os pacientes podem demorar mais de um ano para procurar ajuda médica, o que dificulta o tratamento da doença.

 

Leia artigos anteriores deste blog sobre HPV:

 

SAIBA MAIS SOBRE A LASERTERAPIA

 

PESQUISADORES DO HPV E HIV LEVAM PRÊMIO NOBEL DE MEDICINA 2008

 

LASERTERAPIA PODE TRATAR LESÕES DO HPV, DIZ BLOG

 

SAIBA MAIS SOBRE O EXAME DE PAPANICOLAOU

 

ANVISA APROVA NOVA VACINA CONTRA HPV

 

CÂNCER DO COLO DO ÚTERO: AÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

 

HPV CAUSA CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

4 respostas para HPV PODE CAUSAR CÂNCER TAMBÉM EM HOMENS

  1. Antonio J. Lagoa Filho disse:

    Gostaria de fotos do HPV masculino e detalhes de como se pega.
    Faço pequenas palestras a empregados (5 a 10 minutos diários)e esta tema me chamou a atenção.
    Pretendo fazer a apresentação (PPS) com fotos explicativas.
    Atenciosamente
    Obs. Faço Segurança do Trabalho

  2. irene dos santo disse:

    Foi diagnosticado por Exames de Papaniicolau,Colposcopia com Biopsia que estou contaminada pela Vírus do HPV agora fiz o exame de Captação Hibrida De Colo ,a mÉDICA TAMBE INICIO A PRIMEIRA SESSAÕDE CAUTERIZAÇÃO :NO EXAME esta´ com HD:Neoplasia.Tenho 34 anos ,1 filho com 4 anos gostaria de saber se tem cura.Sou casada a 7 anos e com o meu marido temos uma vida de namoro/noivado/casamento somando 19 anos nunca tive outro pareceiro.Me envie resposta de auto ajuda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: