SAIBA MAIS SOBRE O EXAME DE PAPANICOLAOU

 

Reportagem do jornal Agora reproduzida pela Folha Online diz que mulheres devem fazer o exame de Papanicolaou “anualmente desde o início da vida sexual”.

 

Esta é a principal forma de detectar o câncer do colo do útero em seu estágio inicial, uma doença que corresponde a aproximadamente 25% dos casos de câncer entre as mulheres brasileiras.

 

Este tipo de câncer pode ser curado em quase 100% dos casos, quando diagnosticado precocemente. Sua maior incidência é em mulheres com 40 a 60 anos de idade.

 

O Papanicolaou detecta indícios de câncer do colo do útero e outras doenças, como infecções e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), cujo diagnóstico deve ser confirmado com exames mais específicos.

 

Segundo a reportagem do Agora, um exame anormal “pode indicar que a região cervical está inflamada ou irritada, o que pode ser resultado de uma infecção; que a região cervical apresenta alterações chamadas displasias, isto é, células alteradas ou lesões escamosas que podem desaparecer ou aumentar, mas não são câncer; que a região cervical apresenta sinais de câncer. Nesses casos será necessário fazer outros exames para orientar o tratamento”.

 

Utilizar preservativos durante a relação sexual evita o contágio pelo HPV (vírus do papiloma humano), associado ao desenvolvimento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras.

 

A realização do exame de Papanicolaou faz parte do “Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama – Viva Mulher”, uma ação conjunta entre o Ministério da Saúde, o DF e os Estados brasileiros. Leia mais sobre o assunto, no site do Ministério da Saúde, aqui.

 

O programa oferece serviços de prevenção e detecção precoce de estágios iniciais de câncer de mama e do colo do útero, tratamento e reabilitação em todo o território nacional.

 

O exame pode ser realizado gratuitamente em “postos ou unidades de saúde, próximos à residência da mulher, que tenham profissionais de saúde treinados para essa finalidade”, segundo a página do Ministério da Saúde.

 

Segundo a reportagem do Agora, os médicos recomendam fazer o exame uma vez ao ano, desde o início da vida sexual, ou no máximo a partir dos 21 anos, até a mulher completar ao menos 30 anos de idade.

 

Depois disso, o exame pode ser feito a cada dois anos. Já mulheres com maiores riscos de câncer do colo do útero podem ser orientadas a fazê-lo a cada seis meses. Mulheres que nunca tiveram relações sexuais também podem realizar o exame.

 

O nome do exame origina-se do médico greco-americano Georgios Papanicolaou (1883-1962), considerado o pai da citopatologia, segundo a Wikipedia.

 

No procedimento, um médico introduz um especulo pela vagina e colhe amostras de secreção das partes interna e externa do colo do útero.

 

Mulheres que desejam fazer o Papanicolaou devem evitar relações sexuais, o uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas que antecedem o exame, que não pode ser feito durante o período menstrual.

 

Leia artigos anteriores deste blog sobre o câncer do colo do útero:

 

ANVISA APROVA NOVA VACINA CONTRA HPV

 

CÂNCER DO COLO DO ÚTERO: AÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

 

HPV CAUSA CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

 

2 respostas para SAIBA MAIS SOBRE O EXAME DE PAPANICOLAOU

  1. Rafael disse:

    Olá boa tarde.
    Meu nome é Rafael, sou pesquisador sobre o câncer e suas patologias.
    Há Algum tempo eu tive um caso bem grave de câncer na minha família, onde foi muito complicado lidar com isso, pois

    minha tia estava bastante desanimada a abatida e procurava muita força comigo, então tive sempre que estar e me mostrar

    bem perante ela, para nunca desanima-la do tratamento do Câncer de Colo Uterino.
    Um dia,na internet, procurando mais sobre câncer, foi onde encontrei o site institucional do Hospital de Câncer de

    Barretos, onde tirei muitas dúvidas que tinha e como ajudar a minha tia com seu caso, tendo muito apoio e ajuda com

    tudo que precisei.
    Quem quiser acessar e dar uma olhada:
    http://www.cliquecontraocancer.com.br

    Abraços a todos.

    • Lauro Toledo disse:

      Prezado Rafael,

      agradeço a sua participação. Dei uma olhada no site que você indicou, tem muitas informações úteis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: