EXERCÍCIO PODE RETARDAR ENVELHECIMENTO

 

Você está interessado(a) em viver com mais saúde e por mais tempo? Reportagem da BBC Brasil fala de estudo que sugere que correr com freqüência pode retardar os efeitos do envelhecimento. A reportagem foi reproduzida nos portais de notícias Folha Online,

iParaiba e ClicRn.

 

O estudo, intitulado “Reduced Disability and Mortality Among Aging Runners – A 21-Year Longitudinal Study” (Incapacidade e mortalidade reduzidas entre corredores em processo de envelhecimento – Um estudo longitudinal de 21 anos), foi publicado na revista especializada “Archives of Internal Medicine“. Leia um resumo do estudo no site da revista, em inglês, aqui.

 

Ao comparar a saúde e o bem-estar físico de pessoas com mais de 50 anos que corriam com os de pessoas que não praticavam a corrida, a pesquisa constatou que, após 19 anos, apenas 15% dos idosos que corriam haviam morrido, contra 34% dos idosos no grupo de controle.

 

Segundo a reportagem da BBC Brasil, o início de deficiências físicas entre os participantes começou 16 anos mais tarde para aqueles que praticavam a corrida. A prática de corrida diminuiu o batimento cardíaco, mortes relacionadas a problemas arteriais e mortes prematuras causadas por doenças neurológicas, câncer e infecções. A pesquisa não relacionou a prática de corrida a maior incidência de osteoporose ou problemas no joelho.

 

À parte os méritos de divulgar estudo que contribui para a saúde, a reportagem da BBC apresentou problemas. Segundo a reportagem, a pesquisa analisou 500 pessoas que tinham o hábito de correr, e o grupo de controle era similar.

 

No entanto, uma leitura do resumo do estudo mostrou que os participantes do início do estudo eram 538 corredores e 423 não-corredores (grupo de controle), que receberam questionários sobre sua atividade física. Destes, apenas 284 corredores e 156 não-corredores completaram o acompanhamento até o final do estudo, após 21 anos.

 

O grupo de corredores fazia aproximadamente 4 horas por semana, e o tempo foi reduzido gradualmente para 76 minutos por semana. Os benefícios para os corredores foram observados mesmo após os 90 anos de idade, afirma a reportagem da BBC Brasil.

 

Segundo o resumo do estudo, os pesquisadores concluíram que exercício vigoroso (corrida) na meia-idade e velhice está associado à redução da incapacidade na velhice e a uma notável vantagem de sobrevivência.

 

A reportagem da BBC fala ainda de uma ONG, a “Age Concern”, que trabalha com idosos e afirma que mais de 90% dos idosos britânicos com mais de 75 anos não pratica meia hora de exercícios moderados pelo menos cinco vezes por semana.

 

O diretor da ONG, Gordon Lishman, declarou à reportagem da BBC Brasil que o exercício “ajuda os idosos a continuarem com mobilidade e independentes, garante a saúde cardíaca, mantém o peso e os níveis de estresse sob controle e ajuda a melhorar o sono”.

Anúncios

2 Responses to EXERCÍCIO PODE RETARDAR ENVELHECIMENTO

  1. Daniel Ferreira da Silva disse:

    Gostei muito dos comentários. Tenho 62 anos é possível a prescrição de um tipo de corrida.
    Boa noite e muito obrigado.
    Daniel

  2. Lauro Toledo disse:

    Prezado Daniel,

    a prática de qualquer exercício, incluindo corrida, deve ser sempre feita após avaliação e orientação médica. Isso evita problemas causados por exercícios feitos de forma inadequada ou que não sejam apropriados para uma determinada pessoa.

    Manter-se em forma é muito importante para a saúde cardiovascular e para a formação e manutenção da musculatura corporal. Inclusive pode estar associado a uma redução nos riscos de câncer e diabetes.

    Você pode encontrar informações interessantes sobre caminhadas e corridas no site itodas, no UOL. Acesse as páginas da reportagem nos links

    “http://itodas.uol.com.br/portal/corpo_e_dieta/atividade_fisica/ao_ar_livre/materia.itd.aspx?cod=5323&canal=239”

    “http://itodas.uol.com.br/portal/corpo_e_dieta/atividade_fisica/ao_ar_livre/materia.itd.aspx?cod=5323&canal=239&Pagina=1”.

    Passe sempre por aqui para ver as novidades, Feliz 2009!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: