BRÓCOLIS PODE BENEFICIAR CORAÇÃO DE DIABÉTICOS

 

Com mau funcionamento dos vasos sanguíneos, diabéticos têm cinco vezes mais chance de desenvolver doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e infartos. A boa notícia é que um estudo das universidades de Warwick e Essex, Reino Unido, concluiu que o consumo de brócolis pode ajudar a reverter danos aos vasos sanguíneos, causados pelo diabetes.

 

O estudo foi tema de reportagem publicada no portal de notícias BBC Brasil e reproduzida pelos portais Folha Online, Terra e G1.

 

O estudo, intitulado “Activation of NF-E2-related factor-2 reverses biochemical dysfunction of endothelial cells induced by hyperglycemia linked to vascular disease” (Ativação do fator-2 relacionado a NF-E2 reverte disfunção bioquímica de células endoteliais, induzida por hiperglicemia ligada a doença vascular), foi publicado na revista especializada “Diabetes”. Leia um resumo do estudo, no site da revista, aqui.

 

O sulforafano, composto produzido pelo brócolis, seria o responsável pelos efeitos benéficos no coração de diabéticos. Os pesquisadores britânicos concluíram que o sulforafano produz enzimas protetoras dos vasos sanguíneos e moléculas que revertem os danos celulares causados pelo excesso de glicose.

 

Segundo o resumo do estudo, realizado in vitro, células endoteliais microvasculares HMEC-1 humanas foram incubadas em concentrações baixa e alta de glicose (5 mM e 30 mM, respectivamente) e a ativação do nrf2 (NF-E2-related factor-2) avaliada por translocação nuclear.

 

Foram avaliados ainda os efeitos do sulforafano sobre múltiplas vias de disfunção bioquímica, o aumento da formação de espécies reativas do oxigênio (ROS), a via metabólica da hexosamina e da proteína quinase C e o aumento da formação de metilglioxal.

 

Segundo a reportagem da BBC Brasil, o sulforafano reduziu em até 73% a presença de ROS, que são produzidas em excesso com altos níveis de glicose no organismo, danificando as células. Também ativou a proteína nrf2, “que protege células e tecidos ao produzir enzimas antioxidantes e desintoxicantes”.

 

Em entrevista à reportagem da BBC Brasil, o coordenador da pesquisa, Paul Thornalley, disse que o estudo sugere que substâncias como o sulforafano podem ajudar a conter o aparecimento de doenças vasculares em pacientes com diabetes, e declarou que “no futuro, será importante testar se uma alimentação rica em brócolis e outros vegetais brassica (como couve-flor e repolho) pode se traduzir em benefícios para os que sofrem da doença”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: