CALIFÓRNIA PODE PROIBIR GORDURAS TRANS

 

Novo avanço nas decisões relativas à saúde pública. Pena que, por enquanto, seja apenas nos EUA. Um projeto de lei, já aprovado pelo legislativo estadual e enviado para sanção do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, propõe a proibição total do uso de gorduras trans em lanchonetes e restaurantes.

 

Em 2007, Schwarzenegger já havia sancionado uma lei que proíbe o uso das gorduras parcialmente hidrogenadas em cantinas de escolas públicas. As informações são de reportagem publicada pelo portal de notícias online BBC Brasil.

 

Este blog já havia comentado o banimento quase total de gorduras trans em Nova York e tem outros artigos que falam sobre o assunto (aqui, aqui e aqui), inclusive um artigo sobre a legislação de gorduras trans no Brasil.

 

Caso seja aprovada, os estabelecimentos da Califórnia terão prazo até 2010 para se adequar à nova lei. As panificadoras terão um ano adicional. Caso contrário, poderão pagar multas de US$ 25 a US$ 1 mil.

 

Alguns alimentos, como carnes, contêm naturalmente quantidades ínfimas de gorduras trans, mas os estabelecimentos deverão abandonar óleos, margarinas e outros produtos que contenham gorduras trans, normalmente utilizados no preparo de pães, doces e molhos.

 

Segundo a reportagem da BBC Brasil, as gorduras trans “tornam os alimentos mais crocantes e aumentam seu prazo de validade, mas são consideradas um fator de risco para a obesidade e as doenças cardiovasculares”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: