DIETA MEDITERRÂNEA PODE PREVENIR O CÂNCER

 

Algumas decisões alimentares podem, literalmente, significar a diferença entre a saúde e a doença.

 

Reportagem publicada no suplemento Equilíbrio da Folha Online fala de estudo que concluiu que uma dieta mediterrânea pode reduzir o risco de câncer em até 24%. O estudo também foi alvo de reportagem em O Globo Online e na versão online do jornal Zero Hora. Leia o texto integral do estudo, em inglês, publicado na revista especializada “British Journal of Cancer“, aqui.

 

O estudo monitorou os hábitos alimentares de 25.623 gregos por oito anos. A adesão à dieta mediterrânea tem como características: maior consumo de gorduras altamente monoinsaturadas em relação às saturadas (por exemplo, óleo de oliva ao invés de manteiga); alto consumo de frutas, hortaliças, legumes e cereais; consumo moderado ou alto de peixes; baixo consumo de carne vermelha e produtos derivados; consumo baixo ou moderado de leite e laticínios; consumo moderado de álcool, em sua maior parte na forma de vinho durante as refeições.

 

O texto do “British Journal of Cancer” fala de um estudo anterior que já havia associado a dieta mediterrânea à menor incidência de doenças cardiovasculares. Já um estudo publicado em 2004 concluiu que a adesão à dieta mediterrânea tradicional está inversamente ligada ao índice de massa corporal e à obesidade, na população espanhola (leia a íntegra do estudo, em inglês, aqui).

 

Segundo reportagem publicada no CyberDiet, a região mediterrânea é formada por países da Europa (Itália, Espanha, Grécia, Iugoslávia, França e Albânia), da África (Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos) e da Ásia (Turquia, Israel, Síria e Líbano), banhados pelo mar Mediterrâneo. Os alimentos que compõem a dieta mediterrânea “são fontes de vitaminas, minerais, ácidos graxos mono e polinsaturados, fibras e antioxidantes”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: