CUIDADOS COM A PELE E OS CABELOS NO INVERNO

 

Reportagem publicada pelo jornal Agora e reproduzida pelo suplemento Equilíbrio da Folha Online faz um alerta: Tomar banho muito quente prejudica a pele e os cabelos.

 

Em entrevista à reportagem, Leonardo Abruccio, médico dermatologista, explica que a pele “tem uma camada natural de proteção, feita de água e gordura, que é retirada quando a água é muito quente”.

 

Portanto, por mais gostoso que seja tomar um banho quente e demorado em dias de frio, o melhor mesmo é tomar um banho rápido com água morna, usando sabonetes suaves (de glicerina ou com hidratantes), e combater o frio com roupas adequadas ou um bom cobertor.

 

Abruccio recomenda, principalmente para pessoas de pele seca, utilizar hidratante na pele, de preferência logo após o banho. Outra dica é utilizar protetor solar, mesmo em dias nublados, para proteger a pele da radiação solar.

 

O banho muito quente também prejudica a fina camada de gordura protetora dos cabelos. Já o uso de secadores de cabelo em temperatura muito quente resseca os cabelos. Para quem não abre mão do secador de cabelo, o ideal é mantê-lo a pelo menos 15 centímetros dos cabelos.

 

O suplemento Equilíbrio da Folha Online traz uma reportagem da Folha de S.Paulo que diz que problemas de pele, como dermatites, pioram com as temperaturas baixas do inverno. Quem possui dermatite atópica ou de contato deve manter a pele hidratada e evitar banhos quentes demais ou muito prolongados.

 

Outra reportagem da Folha fala que pele sensível, mais fina e com tendência à vermelhidão, sofre mais no frio, devido ao vento, às variações bruscas de temperatura e à baixa umidade do ar.

 

Para atenuar os problemas, a dica é utilizar filtro solar e hidratante, sem substâncias que causem alergia ou irritação.

 

Segundo a reportagem, a pele sensível apresenta “algumas características específicas, que aparecem com certa freqüência”: vermelhidão, coceira e/ou ardência com mudanças bruscas de temperatura; vermelhidão após o uso de sabonete comum ou água quente; reação adversa ao uso de algum cosmético. Nestes casos, recomenda-se procurar um dermatologista para diagnóstico e tratamento adequado.

 

Leia artigos anteriores, publicados neste blog, sobre os cuidados com a pele:

Sol causa envelhecimento precoce da pele

Tomate protege contra raios UV

Câncer de pele preocupa especialistas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: