CONTROVÉRSIA EM ESTUDOS SOBRE DIABETES

 

Reportagem da Folha de S.Paulo reproduzida pelo UOL traz um bom exemplo de controvérsia científica. Ou seja, um assunto que divide os pesquisadores, que chegam a conclusões conflitantes.

 

Segundo a reportagem da Folha, o “papel da alimentação na prevenção do diabetes ainda é incerto, e diferentes pesquisas apresentaram resultados contrastantes”.

 

Um estudo conduzido na China concluiu que pacientes que consumiram mais fibras e vegetais, e menos açúcar e gorduras saturadas, tiveram menos riscos de contrair diabetes. Mas a Associação Americana de Diabetes declarou que os pacientes diabéticos não precisariam se preocupar com o teor de açúcar nos alimentos.

 

Já Daniel Magnoni, nutrólogo do Hospital do Coração, em entrevista à reportagem, disse que o importante na alimentação “é a perda de peso, ou a manutenção no caso dos magros”. Com relação ao teor de açúcar nos alimentos, recomenda evitar exageros em alimentos com açúcares refinados.

 

A mesma opinião tem o endocrinologista Antonio Carlos Lerário, que afirma à reportagem da Folha que o segredo está em evitar a obesidade, o que significa menos células gordurosas.

 

 

O papel da controvérsia

 

A controvérsia é normal dentro da ciência. Diferentes metodologias nos estudos podem levar a resultados diferentes. Às vezes, estudos surgem para contradizer estudos anteriores.

 

Já se foi o tempo em que a ciência se considerava ‘dona da verdade’. Não que os cientistas sempre adotassem essa postura desde o início dos tempos, mas é uma idéia coletiva de ciência que está mudando.

 

É claro que a controvérsia também pode ser um sinal de estudos mal-conduzidos, com metodologia errada, que trazem consigo um verniz ideológico etc.

 

Mas o questionamento, o conflito, são fundamentais para que possamos avançar no que se considera não a busca da verdade, mas sim a melhor interpretação possível com base no conhecimento disponível.

 

 

Outras controvérsias

 

Muitos outros assuntos continuam causando controvérsia científica. Alguns exemplos: o papel dos suplementos vitamínicos; o uso de protetor solar; os benefícios de substâncias antioxidantes.

 

Prometo voltar em breve a esses temas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: