ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, EXERCÍCIO E DIABETES

 

Este blog já comentou estudo que relaciona a prática de exercícios à redução na incidência de câncer de mama. Agora é a vez do diabetes do tipo 2, uma doença ligada diretamente à obesidade e ao sedentarismo.

 

Reportagem da Folha de S. Paulo, reproduzida pelo UOL, fala de estudo clínico que relaciona os cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos à redução no risco de desenvolver diabetes do tipo 2. O estudo foi publicado na revista especializada “The Lancet“.

 

O estudo acompanhou 577 adultos não-diabéticos, mas com taxas elevadas de glicose no sangue, o que caracteriza uma fase chamada de pré-diabetes (intolerância à glicose). Essas pessoas “têm uma forte tendência a se tornar diabéticas”, segundo o endocrinologista da Sociedade Brasileira de Diabetes, Antonio Carlos Lerario, em entrevista à reportagem da Folha.

 

O estudo constatou uma incidência 51% menor de diabetes no grupo que praticou exercícios e alterou a dieta, se comparado ao grupo de controle, num período de seis anos em que as alterações de hábito foram seguidas.

 

Num período de vinte anos (sendo catorze anos após o período de seis anos de intervenção ativa), a incidência de diabetes foi 43% menor no grupo que alterou seus hábitos.

 

Segundo Lerario, o mérito do novo estudo foi provar que os efeitos das mudanças são de longo prazo.

 

Mas os pesquisadores não sabem exatamente quais fatores foram responsáveis pela redução da incidência a longo prazo de diabetes, pois os participantes não tiveram seus hábitos monitorados após o período inicial de seis anos.

 

A reportagem diz que médicos costumam recomendar um mínimo de 30 minutos diários de atividade física e pedem que as pessoas consultem um médico para saber que tipo de exercício podem fazer. Mas não fala exatamente o que seria uma alimentação saudável.

 

 

O estudo

 

Fui atrás do estudo mencionado pela reportagem. O acesso ao texto integral do estudo no site da revista “The Lancet” é gratuito, basta fazer um registro do usuário.

 

O estudo (Guangwei Li et al., The long-term effect of lifestyle interventions to prevent diabetes in the China Da Qing Diabetes Prevention Study: a 20-year follow-up study) foi conduzido na China, envolvendo 33 clínicas médicas.

 

A mudança na dieta dos participantes envolvia aumento no consumo de vegetais e diminuição no consumo de álcool e açúcar. Obesos foram encorajados a perder peso com restrição calórica.

 

Dos 577 participantes do estudo, 435 desenvolveram diabetes num período de 20 anos. Durante os seis anos de intervenção ativa, 43% dos participantes que alteraram o estilo de vida e 66% dos participantes do grupo de controle desenvolveram diabetes.

 

A incidência anual de diabetes foi de 7% no grupo que alterou estilo de vida e de 11% no grupo de controle. Ao longo de vinte anos, 80% dos participantes desenvolveram diabetes no grupo que alterou o estilo de vida, comparados a 93% dos participantes no grupo de controle.

 

Participantes com intolerância à glicose que alteraram seus estilos de vida tiveram o início da doença atrasado em três a seis anos, em comparação ao grupo de controle.

 

Além da diminuição do risco de diabetes, o estudo avaliou o impacto das mudanças de hábito no risco de complicações vasculares micro e macrovasculares, e de mortalidade.

 

Não houve diferença entre os grupos com relação à incidência dos primeiros casos de doença cardiovascular, morte devido a doença cardiovascular e mortalidade geral. Mas os pesquisadores consideraram que não havia poder estatístico suficiente para detetar diferenças nos resultados.

Anúncios

2 Responses to ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, EXERCÍCIO E DIABETES

  1. nina disse:

    meu vô é diabético e esse site ajuda bastante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: