LICOPENO PODE COMBATER O CÂNCER

 

Reportagem publicada pela Revista da Hora e reproduzida pelo UOL fala sobre os benefícios do licopeno para a saúde humana. A substância é encontrada no tomate, tem poderoso efeito antioxidante e pode combater o câncer.

 

Em entrevista à reportagem, a nutricionista Regina Stikan diz que “o licopeno é um carotenóide que reduz os efeitos dos radicais livres, estimulando o sistema imunológico. Dessa forma, ele age na oxidação do colesterol e também protege das alterações que provocam danos celulares e podem desencadear um processo cancerígeno”.

 

A nutricionista Maria Cecília Corsi afirma à reportagem que o tomate diminui a oxidação lipídica, previne a aterosclerose (tipo de esclerose ou endurecimento de artéria) e melhora os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade), o que previne doenças cardíacas.

 

O extrato de tomate e as sopas são mais ricos em licopeno, por passarem por processamento, segundo a nutricionista. O azeite aumenta sua absorção pelo organismo. O tomate é rico em carotenóides, como o licopeno e o betacaroteno, vitaminas C e do complexo B e em minerais como o fósforo e o potássio.

 

A reportagem da Revista da Hora também comenta que se deve evitar o uso de tomates cultivados com agrotóxicos, e lavar cuidadosamente os tomates antes do uso. Leia artigo anterior sobre o tomate, publicado neste blog, aqui.

 

 

Alguns estudos recentes sobre o licopeno

 

Estudo pré-clínico desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da UNESP, publicado na revista especializada “Experimental and toxicologic pathology”, concluiu que o licopeno inibe o dano ao DNA, mas não a hepatocarcinogênese induzida por dietilnitrosamina, em ratos (Scolastici C et al., Tomato oleoresin inhibits DNA damage but not diethylnitrosamine-induced rat hepatocarcinogenesis). Leia resumo do estudo, em inglês, aqui.

 

Um estudo desenvolvido pelo Department of Epidemiology & Population Health, da London School of Hygiene & Tropical Medicine, de Londres, constatou uma associação inversa entre os níveis plasmáticos de carotenóides, entre eles o licopeno, e a incidência de catarata numa população do norte da Índia (Dherani MK et al., Blood levels of vitamin C, carotenoids and retinol are inversely associated with cataract in a north Indian population). Leia resumo do estudo, em inglês, aqui.

 

Um estudo concluiu que o consumo de licopeno está inversamente associado ao risco de desenvolver câncer de mama invasivo definido pelo status do receptor de estrogênio e pelo status do receptor de progesterona (Cui Y et al., Selected antioxidants and risk of hormone receptor-defined invasive breast cancers among postmenopausal women in the Women’s Health Initiative Observational Study). Leia resumo do estudo, em inglês, aqui.

 

Um estudo pré-clínico investigou os mecanismos moleculares da massa de tomate contendo aprox. 0,1% de licopeno na regulação do metabolismo de lipídeos e oxidação. Os resultados mostraram redução no colesterol total e nas lipoproteínas de baixa densidade (LDL) nos hâmsters alimentados com massa de tomate, em comparação ao grupo de controle. Mecanismos envolvidos na atividade anti-lipídica e antioxidante do licopeno foram elucidados (Hsu YM et al., Characterizing the lipid-lowering effects and antioxidant mechanisms of tomato paste). Leia resumo do estudo, em inglês, aqui.

 

Um estudo revisou as evidências de estudos epidemiológicos, pré-clínicos, in vitro e clínicos e examinou o papel do licopeno na prevenção do câncer de próstata (Dahan K et al., Lycopene in the prevention of prostate cancer). Leia resumo do estudo, em inglês, aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: