PERDIGÃO RESPONDE SOBRE NITRITOS E NITRATOS

 

Escrevi ao Serviço de Atendimento ao Consumidor da Perdigão, através do site da empresa, questionando o uso de nitritos e nitratos no Peito de Peru Light Perdigão. Queria saber se a Perdigão considera o uso desses ingredientes um risco à saúde humana e se há preocupação em substituí-los.

 

Os efeitos de nitritos e nitratos na saúde humana foram tema de artigo publicado anteriormente neste blog.

 

Recebi uma resposta atenciosa do SAC, por e-mail, a qual reproduzo abaixo:

 

Boa Tarde Lauro,

 

Agradecemos o seu contato com a Perdigão.

 

Estudos realizados em institutos de pesquisa de diversos países, principalmente na Europa, demonstram que os nitritos e nitratos são seguros para consumo humano nas dosagens regulamentadas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em todos os estabelecimentos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal do MAPA, a utilização de nitritos e nitratos em produtos cárneos é rigorosamente controlada para que os níveis de adição atendam aos limites impostos pela legislação.

 

Ainda não existem substitutos tecnológicos adequados para os nitritos e nitratos em produtos cárneos. A ação desses compostos é muito efetiva na inibição do crescimento de bactérias patogênicas, como o Clostridium botulinum e também na inibição da produção de toxina botulínica.

 

Além do efeito de inibição no crescimento de microrganismos, o nitrito apresenta um papel essencial no desenvolvimento de cor e sabor em produtos cárneos.

 

O Depto de Pesquisa e Desenvolvimento da Perdigão tem testado extratos naturais que apresentam desempenho semelhante aos nitratos e nitritos no desenvolvimento de cor e sabor em produtos cárneos, porém não possuem propriedades bacteriostáticas relevantes, o que limita sua aplicação prática. (Centro de Tecnologia Perdigão)

 

Um abraço,

 

Centro de Serviços ao Consumidor Perdigão

 

0800 701 7782

 

Agradeço a resposta. É com atitudes de transparência e respeito ao consumidor que uma empresa pode atender corretamente as necessidades de seus clientes.

 

A resposta atendeu às minhas dúvidas e, de fato, estudos científicos apontam problema somente no alto consumo de nitritos e nitratos.

 

Mas fica no ar uma questão: Será que, ao consumirmos grandes quantidades do produto, ou o mesmo produto diariamente, estaríamos ingerindo nitritos e nitratos em demasia?

Uma resposta para PERDIGÃO RESPONDE SOBRE NITRITOS E NITRATOS

  1. Macedo disse:

    Gostaria de saber, qual as consequências do consumo humano de nitrito, causados pela contaminação de esgotamento sanitário em poço de uso doméstico?
    Resultados da análise: Nitrito=12 mg/L N; Amônia=2,64 mg/L n

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: