CONTROVÉRSIAS DO ESPINAFRE

 

Volta e meia recebemos notícias sobre o espinafre. Ontem (8/5/2008), por exemplo, saiu no UOL uma reportagem da BBC dizendo que o espinafre ajuda a formar músculos. A mesma reportagem foi publicada no site G1, e está disponível no site da BBC Brasil.

 

A informação vem de estudo publicado na revista especializada “New Scientist“. Os pesquisadores declararam que pessoas precisariam comer ao menos um quilo da verdura ao dia, para ficar mais fortes (leia resumo em inglês do estudo no site da New Scientist). Mas um pouco de memória não faz mal a ninguém.

 

Reportagem da Folha de S.Paulo publicada pelo UOL em 22/2/2008 diz que o espinafre prejudica a absorção de ferro. “O ácido oxálico presente no espinafre forma sais insolúveis com o ferro e também com o cálcio, dificultando a absorção dos dois minerais”, afirma a nutricionista Lara Cunha, da Universidade de São Paulo, em entrevista à reportagem.

 

A nutricionista diz que o espinafre não deve ser consumido por pessoas com deficiência de ferro. Também deve ser evitado por quem tenha propensão a desenvolver cálculos renais, pois tem alto conteúdo de ácido oxálico.

 

Jocelem Salgado, professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, recomenda eliminar totalmente o espinafre da dieta. Pesquisa pré-clínica da Esalq mostrou efeitos tóxicos em ratos, que receberam a hortaliça e morreram na primeira semana do experimento.

 

Se há controvérsia sobre um assunto científico, deve-se deixar isso claro no texto, e trazer os dois lados da discussão. A reportagem da BBC só fala coisas boas do espinafre. Alguém pode ler e sair por aí comendo quantidades enormes da planta. Uma bela arapuca para os desavisados.

Uma resposta para CONTROVÉRSIAS DO ESPINAFRE

  1. jean disse:

    Hum?! Então Popeye não é mais o nosso herói.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: