NITRITOS, NITRATOS E CÂNCER

 

Você come salsicha, presunto ou salame com frequência? Cuidado! Estudo conduzido pela Divisão de Genética e Epidemiologia do National Cancer Institute (EUA) concluiu que o consumo de carne processada está associado a um maior risco de adenoma colo-retal e câncer, devido aos nitritos e nitratos utilizados na sua fabricação.

 

Os nitritos e nitratos interagem com a atividade da CYP2A6, uma enzima capaz de metabolizar compostos N-nitrosos para sua forma carcinogênica. O estudo clínico constatou um risco duas vezes maior de câncer e adenoma colo-retal em indivíduos com consumo elevado de nitritos e nitratos

 

O nitrito de sódio (NaNO2) e o nitrato de sódio (NaNO3) são adicionados à carne processada para conservar sua cor, e também para inibir o desenvolvimento da bactéria que causa botulismo.

 

A Dra. Sonia Maria Coutinho Orquiza, Profª. Titular de Nutrição da ESALQ/USP/Campus Piracicaba, escreve sobre o assunto num site de orientações médicas: “É o caso dos nitritos e nitratos. Usados para conservar alguns tipos de alimentos como picles, salsichas e alguns tipos de enlatados, podem transformar-se em nitrosaminas, substâncias com potente ação carcinogênica, responsáveis por altos índices de câncer de estômago”.

 

Comer um presunto de vez em quando talvez não faça mal. Mas não custa reduzir o consumo de carnes processadas. A saúde agradece.

Anúncios

2 Responses to NITRITOS, NITRATOS E CÂNCER

  1. ARIVALDO LUIZ DA S. ALVES disse:

    PARABÉNS PELA INFORMAÇÃO , FIQUEI SABENDO SOBRE O USO DO NITRATO NA ÁGUA PARA BAIXAR O ÍNDICE DE POLUENTES E QUE USADO EM EXCESSO CAUSA CANCER , SÓ QUE NÃO OBTIVE ESSA INFORMAÇÃO PRECISA. GRATO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: