CÂNCER DE PELE PREOCUPA ESPECIALISTAS

 

O ator Ewan McGregor passou recentemente por cirurgia para remover uma verruga cancerosa. Talvez não precisasse passar por esse susto, se tivesse se protegido mais do sol.

 

Devido à alta incidência no Brasil, o câncer de pele preocupa especialistas e é abordado em textos de instituições como o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

 

A conscientização é o principal objetivo. A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco do câncer de pele, e muitos brasileiros não foram educados para se proteger da luz solar. Além disso, a radiação solar está cada vez mais forte, devido à destruição da camada de ozônio.

 

 

Tipos de câncer de pele

 

Segundo informações do INCA, Existem dois tipos de câncer de pele: melanoma e não melanoma.

 

O melanoma é um tipo de câncer que tem origem nos melanócitos e predomina em adultos brancos. Representa apenas 4% dos tipos de câncer de pele, mas é o mais grave devido à alta possibilidade de metástase. Para 2008 estão previstos 2.950 casos novos em homens e 2.970 casos novos em mulheres, no Brasil. Quando os melanomas são detectados em estádios iniciais, são curáveis.

 

Já o câncer não melanoma pode ser um carcinoma basocelular ou um carcinoma epidermóide. São os tipos de câncer de pele mais freqüentes (70% e 25%, respectivamente), mas apresentam altos índices de cura, principalmente devido à facilidade do diagnóstico precoce. No Brasil, estão previstos 55.890 casos novos de câncer de pele não melanoma em homens e 59.120 em mulheres, para 2008.

 

 

Diagnóstico e tratamento

 

Segundo a SBD, o diagnóstico precoce é importante e aumenta muito as chances de cura. Todas as partes do corpo devem ser examinadas diante do espelho pelo menos a cada três meses. A qualquer sinal de alteração na pele, procure o médico. O site do INCA traz uma orientação completa sobre o auto-exame da pele.

 

Um dermatologista também pode fazer o exame e o diagnóstico de câncer de pele.

 

Segundo o site do INCA, para o câncer de pele não melanoma, “a cirurgia é o tratamento mais indicado. Porém, dependendo da extensão, o carcinoma basocelular pode também ser tratado através de medicamento tópico ou radioterapia”.

 

Sobre o melanoma, no site do INCA: “A cirurgia é o tratamento mais indicado. A radioterapia e a quimioterapia também podem ser utilizadas dependendo do estágio do câncer. Quando há metástase, o melanoma é incurável na maioria dos casos. A estratégia de tratamento para a doença avançada deve ter então como objetivo aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente”.

 

 

Proteja-se

 

A melhor maneira de evitar o câncer de pele é através da prevenção. Segundo o INCA, evite a exposição ao sol entre 10h e 16h. Mesmo durante o horário adequado, utilize chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção 15 ou mais. Os filtros solares protegem dos raios solares, mas não têm o objetivo de prolongar o tempo de exposição solar. Todos os filtros solares devem ser repassados a cada 30 minutos de exposição.

 

Reportagem do UOL fala que quanto mais cedo se previne o fotoenvelhecimento, melhor. “A partir dos seis meses de idade, bebês já podem utilizar filtros solares. Os que protegem contra as irradiações dos tipos UVA e UVB são os recomendados”.

 

6 respostas para CÂNCER DE PELE PREOCUPA ESPECIALISTAS

  1. Jean disse:

    Eai lau, parabéns pelo blog… muito bom.
    Eu gostaria de saber se há alguma relação entre tatuagens e câncer de pele.
    Valeu!

  2. Lauro Toledo disse:

    E aí, Jean,

    valeu a visita! Vou pesquisar o assunto, e escrever algo sobre isso. Te mando notícias.

    Abração,
    Lau

  3. GIRLENE disse:

    OLÁ EU GOSTARIA DE SABER SE EU FIZER A CIRURGIA COM UM MEDICO E ASSIM DER O RESULTADO QUE ESTOU COM CANCÊR DE PELE NA BIOPSIA EU PODEREI FAZER O TRATAMENTO NO INCA? POIS ME DISSERAM QUE O INCA NÃO ACEITA PACIENTE QUE OUTRO MEDICO TENHA FEITO A CIRURGIA. ESTOU COM CIRURGIA MARCADA PARA O DIA 5 D E MARÇO DE 2009 E AGORA ME VEJO NESSA SITUAÇÃO ME AJUDE POR FAVOR.

  4. Lauro Toledo disse:

    Prezada Girlene,

    você pode tentar conseguir essa informação no próprio Inca. Envie um e-mail para a instituição através do endereço eletrônico abaixo. Selecione diagnóstico e tratamento e escolha melanoma. Explique o seu caso e peça uma resposta.

    http://www.inca.gov.br/contato/

    Boa sorte!

  5. carolina disse:

    tive melanoma a uns cinco anos e gostaria de saber se não posso pegar nem um pouquinho de sol com bloqueador tenho bastante sinais.

    • Lauro Toledo disse:

      Prezada Carolina,

      a melhor pessoa para te orientar é um dermatologista. Ele vai fazer um exame completo e dizer com exatidão quais são as medidas mais adequadas para você proteger a sua pele do sol, com base no exame clínico.

      Vale a pena considerar que mesmo em dias nublados ou dentro de escritórios estamos expostos à radiação ultravioleta. Portanto, use sempre um protetor solar. Espero ter ajudado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: