CAFÉ PODE AJUDAR A SAÚDE

 

 

Já se foi o tempo em que o café era considerado vilão. Estudos têm atestado efeitos benéficos dessa bebida no corpo humano. O café é um excelente antioxidante, e ajuda a combater problemas hepáticos, como a cirrose. É o que concluiu um estudo da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Universidade Federal de Alfenas. As informações são do jornal “Estado de Minas”.

 

Um estudo publicado em 2006 no “Archives of Internal Medicine” da American Medical Association já havia concluído que beber café ajuda a prevenir a cirrose hepática. Em 2007, um estudo publicado na revista “Archives of Neurology” concluiu que pessoas que bebem café têm menos chances de desenvolver doença de Parkinson, embora sejam necessárias mais pesquisas para entender essa interação.

 

Outro estudo de 2006, desta vez do instituto italiano Mario Negri (segundo reportagem do Ambiente em Foco), mostrou que tomar uma xícara de café por dia contribui para proteger o fígado contra doenças graves como a cirrose e o câncer, especialmente quando a causa delas é o consumo excessivo de álcool.

 

Mas é preciso cautela no uso do café. Segundo a nutricionista Sheila Andrade Abrahão, doutoranda da UFLA e autora da pesquisa, o café “não deve ser consumido por quem sente algum tipo de desconforto depois da ingestão. Se a pessoa fica mais estimulada, elétrica, com palpitações, ou ate mesmo insônia, não deve consumir a bebida”, observa, em entrevista ao jornal “Estado de Minas”.

 

Segundo o site da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o café é contra-indicado para pessoas com doenças como problemas gástricos (úlcera, doença do refluxo), ansiedade e arritmias. Por outro lado, a quantidade de café que uma pessoa pode tomar varia bastante, mas em geral recomenda-se não tomar café em excesso.

 

 

 

Uma resposta para CAFÉ PODE AJUDAR A SAÚDE

  1. Ricardo Brandau Quitete disse:

    Lauro,

    Parabéns pelo blog, que tem informações úteis e o que é mais importante, de fontes confiáveis.
    É interessante notar que o nosso cafezinho de cada dia, decádas atrás considerado um “vilão”, agora é um aliado da saúde. Mas…beba com moderação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: