CÂNCER DO COLO DO ÚTERO: AÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

 

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (aqui e aqui), o câncer do colo do útero apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto de 100% quando diagnosticado precocemente. Na fase inicial, o câncer do colo do útero não apresenta sintomas e pode ser diagnosticado pelo exame preventivo.

 

O “Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama – Viva Mulher”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com as 27 Secretarias de Saúde, traz estratégias para reduzir a mortalidade e as repercussões físicas, psíquicas e sociais do câncer do colo do útero e de mama.

 

O programa oferece serviços de prevenção e detecção precoce em estágios iniciais da doença, bem como tratamento e reabilitação em todo o território nacional. Fica disponível a Cirurgia de Alta Freqüência em unidades secundárias de saúde, com a capacitação de 244 pólos para este tipo de tratamento.

 

Dirigidas a mulheres na faixa etária de 25 a 59 anos de idade, as ações de detecção do programa incluem o diagnóstico precoce (através dos exames Papanicolaou e de confirmação diagnóstica) e o tratamento necessário de acordo com cada caso. Toda mulher que já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico.

 

Pode-se fazer a prevenção primária do câncer do colo do útero com o uso de preservativos durante a relação sexual. A prática de sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio com o HPV (vírus do papiloma humano), que tem um papel importante para o desenvolvimento do câncer e de suas lesões precursoras (leia sobre o assunto em artigo anterior publicado neste blog, aqui).

 

Conforme a doença progride, os principais sintomas do câncer do colo do útero são sangramento vaginal, corrimento e dor. O tratamento adequado para cada caso deve ser orientado por um médico. O câncer do colo do útero atinge principalmente mulheres de 40 a 60 anos de idade, com menor incidência em mulheres abaixo dos 30 anos.

 

 

Exame de Papanicolaou

 

O exame preventivo do câncer do colo do útero (exame de Papanicolaou) pode ser realizado em postos ou unidades de saúde que tenham profissionais de saúde treinados para essa finalidade.

 

A princípio, o exame deve ser feito uma vez ao ano. No caso de dois exames normais seguidos, o exame deverá ser feito a cada três anos. Mulheres com exames com resultados alterados devem seguir as orientações fornecidas pelo médico que a acompanha.

 

Mulheres devem evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Não se deve fazer o exame no período menstrual, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.

 

Durante o exame, indolor, são coletadas amostras de material citológico da parte externa (ectocérvice) e outra da parte interna (endocérvice) do colo do útero. Para isso, é introduzido um espéculo vaginal e procede-se à esfoliação da superfície com uma espátula de madeira e uma escovinha endocervical.

 

Em mulheres grávidas, são coletadas amostras do fundo-de-saco vaginal posterior e da ectocérvice, mas não da endocérvice, para não estimular contrações uterinas.

About these ads

12 respostas para CÂNCER DO COLO DO ÚTERO: AÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

  1. Olá Lauro. Seu blog foi (finalmente) adicionado ao LDC. Desculpas pela demora. []’s!

  2. Carolina disse:

    Por getileza gostaria que me enviasem imagens do câncer do colo do utero.

    Des de já muito obrigada,

    Carolina

  3. Lauro Toledo disse:

    Prezada Carolina,

    informações sobre o câncer do colo do útero podem ser encontradas no endereço bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/falando_cancer_colo_utero.pdf. O artigo traz, também, na pág. 44, algumas ilustrações gráficas da doença.

    Passe sempre por aqui para ver as novidades!

    Atenciosamente,
    Lauro

  4. ANNY disse:

    NOS MULHERES DEVIAMOS TOMAR MAIS VERGONHA NA CARA E DAR MAIS IMPORTANCIA A NOSSA VIDA

  5. ANNY disse:

    Por getileza gostaria que me enviasem imagens do câncer do colo do utero.

    Des de já muito obrigada

    ESTOU A ESPERA!!!!!! OBRIGADA

  6. Francine Theobaldo disse:

    Estou em processo de iniciação de meu TCC e um tema que me desperta grande atenção é sobre o câncer no colo do útero. Gostaria de saber todas as informações possíveis sobre o assunto, desde as primeiras descobertas. Desde já agadeço…
    Muito Obrigado

    • Lauro Toledo disse:

      Prezada Francine,

      informações sobre o histórico de descobertas sobre o câncer cervical podem ser encontradas na wikipedia, o endereço segue abaixo. Pode não servir como referêcia em TCC, mas há uma bibliografia citada no fim da página da wikipedia que talvez você possa consultar, checar as informações e utilizar como fonte para o seu trabalho:

      http://en.wikipedia.org/wiki/Cervical_cancer

      Como o câncer do colo do útero pode estar relacionado à infecção pelo HPV, sugiro abordar também o HPV e seu histórico. Existem informações sobre isso no site da Dra. Shirley, segue endereço abaixo. Mais uma vez, talvez não sirva como referência bibliográfica para o seu TCC, mas pode apontar os caminhos pra você descobrir essas informações em outras fontes:

      http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias.php?noticiaid=6732&assunto=Infecto-contagiosas

      A wikipedia também tem informações sobre o HPV, a sua relação como o câncer cervical e o histórico das descobertas sobre esta ligação:

      http://en.wikipedia.org/wiki/Human_papillomavirus

      Segue o endereço das informações sobre câncer do colo do útero, no site do Inca:

      http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=326

      Tem mais informações sobre câncer cervical no site da dra. Shirley:

      http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/17274

      As informações prestadas aqui não são suficientes para um TCC, apenas uma ajuda. Discuta com o seu orientador a melhor forma de abordar o seu TCC e as fontes utilizadas.
      Boa sorte no seu trabalho! Depois me conta como está indo.

      Atenciosamente,
      Lauro

  7. noemi disse:

    tenho uma carne espanjosa no utero e posivel pode ser cancer aguardo reposta obrigado

  8. keila disse:

    boa noite!!! gostaria de sabe quais as patologia q desenvolvem o cancer no color do utero. obrigada!!! vcs vao me ajuda muito.

    • Lauro Toledo disse:

      Prezada Keila,

      segundo página (http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=140) do Instituto Nacional de Câncer na internet, “Sabe-se hoje que o surgimento do câncer do colo do útero está associado à infecção por um dos 15 tipos oncogênicos do HPV. Outros fatores de risco são o tabagismo, a baixa ingestão de vitaminas, a multiplicidade de parceiros sexuais, a iniciação sexual precoce e o uso de contraceptivos orais.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: